28 de jun. de 2009

Atividade de Pesquisa

Ø Tema: Revolução Farroupilha
Ø Objetivos: Promover com alunos pesquisa sobre a Revolução Farroupilha, para que os mesmo possam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
Ø Etapas: - Questionamentos sobre o que conhecem sobre o assunto, listando no quadro os conhecimentos dos mesmos.
- Apresentar o texto abaixo, fazendo uma leitura e destacando aspectos relevantes.
- Proporcionar momentos de pesquisa e discussão.
- Compartilhar conhecimentos.
Texto apresentado aos alunos
O movimento político-militar vai de 19 de setembro de 1835 a 11 de setembro de 1836. Era a revolta de uma província contra o Império da qual fazia parte. A 11 de setembro, proclamava-se a República Rio-Grandense e já não se pode falar em revolução, mas guerra, a luta aberta entre duas potências políticas independentes e soberanas: uma república de um lado e um Império de outro.
A Revolução Farroupilha irrompeu a 19 de setembro de 1835, quando os liberais, depois de inúmeras conspirações, sobretudo dentro das lojas maçônicas, partiram para a deposição do presidente Antônio Fernandes Braga, sustentando que este violava a lei e deveria ser substituído. Os farroupilhas Gomes Jardim e Onofre Pires desbarataram a Guarda Municipal (núcleo inicial da futura Brigada Militar do Estado), vindos do morro da Glória, e Fernandes Braga foge para o porto de Rio Grande, abandonando Porto Alegre. A 20 de setembro, Bento Gonçalves da Silva, vindo de Pedras Brancas (Guaíba) entra, triunfante, na Capital e, na ausência dos três primeiros vice-presidentes, empossa no governo o 4º presidente, Dr. Marciano Pereira Ribeiro, nomeando como Comandante das Armas o Cel. Bento Manoel Ribeiro, homem de personalidade difícil e caprichosa e sem convicção liberal, seguidor de seus próprios interesses, através dos quais se uniram os farroupilhas, no início do movimento.
É ainda Bento Gonçalves que consegue, com o Rio de Janeiro, a nomeação do novo presidente, o deputado José Araújo Ribeiro, que assustado com a efervescência de Porto Alegre, resolveu, ao chegar do Rio de Janeiro, empossar-se em Rio Grande. Foi o bastante para que os farroupilhas, mais exaltados, retirassem-lhe o precário apoio. Bento Ribeiro troca de lado, voltando a servir o Império e, para seu posto, é nomeado o Major João Manoel de Lima e Silva, enquanto o Dr. Mariano Pereira Ribeiro foi mantido pela Assembléia Providencial como Presidente.

Após a leitura, destacar alguns elementos para falar sobre eles, analisando o que os alunos sabem sobre o assunto:
- Qual o motivo da revolta?
- Quem são os vultos da Revolução Farroupilha?
- O que é movimento político-militar?
- O que é e quem faz parte da Assembléia Provincial?
- O que é república?
- O que é império?
- Quais partidos políticos foram envolvidos na Guerra?
- Quais os ideais políticos?
- Como terminou a guerra?


Sites para pesquisa:
http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-farroupilha.htm
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerradosfarrapos/
http://www.pampasonline.com.br/tradicao/tradicao_revolucaofarroupilha.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos
http://www.riogrande.com.br/historia/revol.htm
http://www.resenet.com.br/casa_das_7mulheres.htm
http://www.paginadogaucho.com.br/hist/revfarr.htm
http://www.via-rs.net/




Ø Produção Final:
- Apresentar de forma criativa as descobertas feitas, pode ser através de cartazes, teatro, apresentação de slides ou como os alunos desejarem.

Ø Papel do Professor: Neste trabalho o papel do professor é de mediador, isto é, ele deve fazer reflexões com os alunos, comparar informações, dados, checar relatos, procurar a fidelidade das informações, isto também pode acontecer em livros, caso haja dúvidas, fazer com que o aluno construa o seu conceito, que critique, não só as informações pesquisadas mas também atitudes.
O aluno deve ter a consciência de que nem tudo pode ser ou é verdadeiro, na internet encontramos milhões de informações, porém temos que saber discernir a veracidade das informações. É importante que nesta etapa da pesquisa, o aluno consiga estabelecer um paralelo levando em consideração 3 aspectos: seu conhecimento, as informações pesquisadas e o que ele aprendeu em relação ao assunto, um relatório é muito importante para concluir o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário